Estimulando as AVDs
Você sabe como estimular a independência do seu filho nas atividades de vida diária (banho, alimentação, vestir, despir, higiene pessoal, uso do vaso sanitário)?
🎯 Aqui vão algumas dicas da TO:
1) Seu filho precisa entender o que você espera dele. Não adianta mantê-lo dependente por um longo período e, de um dia pro outro, cobrar sua independência. Ele precisa ser ensinado que você espera que ele faça as coisas sozinho, e podemos estimular isso em uma atividade por vez, começando pela alimentação.
2) Use e abuse da imitação. A imitação é a principal fonte de aprendizagem na primeira infância. Por meio dela a criança testa as habilidades que precisa para desempenhar as atividades.
Deixe que seu filho te veja fazendo as atividades. Se alimente na mesa junto com ele, deixe que ele te veja usando o banheiro. Assim ele começa a entender que podemos fazer as coisas por nós mesmos.
3) Tente não se preocupar com a sujeira ou a meia colocada do avesso. Explique pra ele que não tem problema sujar, mas o incentive a limpar depois. Explique que foi muito legal ele colocar sozinho, mas enfatize os detalhes que fazem a gente perceber que uma meia está do lado avesso.
4) Use e abuse da rotina. Ser exposto a uma rotina que se repete diariamente ajuda a assimilar todo aprendizado necessário para desempenhar as tarefas.
5) Entenda que é um processo gradativo. Se hoje seu filho comeu 3 colheradas sozinho, na próxima semana peça pra ele comer 5. Se ele lavou a barriga, amanhã tente ensina-lo a lavar o pé.
6) Divirta-se com seu filho em todo esse processo! Com motivação vai ser bem mais fácil, pode apostar!
Jaqueline Izabela Mendes Machado
Terapeuta Ocupacional
CREFITO-8 18639-TO